Nesta quarta-feira, estão sendo realizados exames de
tuberculose e HIV, além de vacinação contra tétano e
hepatite.
Moradores de rua da cidade do Paulista têm a chance de realizar procedimentos médicos gratuitos na manhã desta quarta-feira (27). Um consultório médico móvel foi montado pela Prefeitura na frente da Secretaria municipal de Saúde. Lá, estão sendo realizados exames de tuberculose e HIV, além de vacinação contra tétano e hepatite.
A ação faz parte da Campanha Nacional de Controle da Tuberculose 2013 e conta com a participação de 40 profissionais. A intenção da Prefeitura é combater a tuberculose entre os moradores de rua, devido ao alto risco de contágio.
Segundo dados do Ministério da Saúde, um morador de rua com turbeculose pode transmitir a doença para 67 pessoas, enquanto um cidadão com residência fixa oferece risco à saúde de dez indivíduos.
Para identificar os moradores de rua que sofrem com a doença, serão realizados exames de baciloscopia. Além disso, elem vão assistir a um documentário sobre a tuberculose no Brasil, para obter informações sobre a doença e se prevenir.
Para garantir adesão ao projeto, agentes de saúde estão passando por pontos estratégicos da cidade para chamar os moradores de rua para o consultório móvel.
A tuberculose é causada por uma bactéria contagiosa que atinge o pulmão. O principal sintoma é tosse contínua por mais de três meses. O tratamento é feito com medicamentos disponibilizados pelo Sistema Único de Saúde (SUS) e dura pelo menos seis meses.
Do: JC Online.
Nenhum comentário:
Postar um comentário