segunda-feira, 16 de dezembro de 2013

Xica, a Peixe Boi mais velha do Brasil, vive em Itamaracá.


  Apesar de ter em seu nome a palavra “peixe”, o Peixe Boi é um mamífero que alimenta-se de algas, capins e outros vegetais. Bastante dócil, este animal assusta pelo seu tamanho, que pode chegar, facilmente, a 3,5m e pesar 800kg. Durante anos este animal foi alvo de caçadores que praticamente dizimaram a população da costa brasileira. 
   Para preservar esta espécie da extinção e readaptar animais criados inadequadamente em cativeiros foi fundado na Ilha de Itamaracá (PE), o Centro Nacional de Pesquisa e Conservação de Mamíferos Aquáticos (CMA). A história da Peixe Boi Xica se transformou depois que foi transferida para o parque, que dispõe de vários tanques, onde os animais são criados e monitorados por biólogos, veterinários e toda uma equipe de profissionais qualificados.
Parque possui grandes tanques adequados para os animais
Parque possui grandes tanques adequados para os animais
  A Peixe Boi Xica é a moradora mais antiga e ilustre do local. Esta personagem tem parte de sua história marcada por cenas bem tristes. Em meados da década de 80,  ela sensibilizou a sociedade pelos maus tratos que sofria quando confinada, em condições inadequadas, num tanque, localizado na praça do Derby, que deixaram enormes feridas e uma deformidade na coluna.
Deformidade na coluna e sequelas do tempo em que Xica vivia confinada
Deformidade na coluna de Xica é sequela do tempo em que vivia confinada
  Em agosto deste ano, ela completou 50 anos e consagrou-se, oficialmente, a Peixe Boi mais velha do Brasil. Desde então, as comemorações não param. Neste domingo, dia 08 de dezembro, Xica recebeu a visita ilustre de sua madrinha, a atriz Lúcia Veríssimo.
DSC_0109
Atriz Lúcia Veríssimo é madrinha da Peixe Boi Xica
DSC_0104
A atriz visitou Xica no CMA
  Em seu histórico maternal existiram quatro filhotes. Dois foram diagnosticados natimortos, o terceiro nasceu com deformação e veio logo à óbito e o quarto filhote nasceu saudável, mas não se adaptou à natureza e também veio à óbito. 
 Os técnicos e coordenadores do CMA/ICMBio vêm se empenhando para proporcionar a melhor condição de vida para Xica, realizando monitoramento constante, assim como cuidados especiais que requer uma fêmea da sua idade. Visitem Xica e vejam como ela se tornou uma senhora linda.
  Além da estrutura para comportar e cuidar dos animais, o CMA oferece um cinema temático, onde são exibidos documentários sobre os peixes-boi e golfinho da espécie Rotador (Stenella longirostris), além de museu e oceanários abertos à visitação.
20131208_143227
Museu e oceanário abertos à visitação
20131208_142644
Visitas em grupo podem ser agendadas por telefone
  Por lá, também são promovidas palestras para alunos de escolas públicas e particulares. Para quem quiser ir às compras, no quiosque Mamíferos Aquáticos são vendidos produtos alusivos ao tema.
20131208_142634
Produtos alusivos ao tema estão à venda
  O Parque pode ser visitado o ano todo, exceto nos dias 1⁰ de Janeiro, 1⁰ de Maio e 25 de Dezembro. Nos dias 24 e 31 de Dezembro o Parque funciona até às 12 horas.
Serviço
End.: Estrada do Forte Orange, s/nº – Caixa Postal nº01
CEP: 53.900-000 – Ilha de Itamaracá (PE)
Tel.: (81) 3544.1056 / 3544.1835

HORÁRIOS:
De Janeiro à Março o Parque abre às 09 horas e fecha às 17 horas.
Nos meses de Abril à Dezembro abre às 09 horas e fecha às 16 horas.

INGRESSOS:
  O valor do ingresso é R$ 10,00 por pessoa, tem desconto de 50% para estudante ou professor que apresentar a carteira de estudante, carteira de professor ou contracheque acompanhado do RG do titular.

Importante:
Crianças abaixo de 1 metro ou até 03 anos de idade não pagam ingresso;
Idosos a partir de 60 anos e crianças acima de 1 metro ou até 10 anos pagam R$ 5,00.

Isenções:
Ø  Servidores do CMA/ICMBio/IBAMA/MMA;

Ø  Funcionários de Secretarias Municipais locais (Itamaracá, Itapissuma e Igarassu – PE);
Ø  Policiais;
Ø  Guias e motoristas de excursões de turismo;
Ø  Cadeirantes, deficientes visuais e auditivos.

Do: Locais e Sabores.

Nenhum comentário:

Postar um comentário