quarta-feira, 10 de julho de 2013

Motoristas sofrem com buracos no perímetro urbano da BR-101.

  Reportagem percorreu 30 km entre a capital e Igarassu, no Grande Recife.

 Motoristas reclamam e donos de oficina comemoram o grande movimento.




  Nos trinta quilômetros de BR-101 que passam pelo Recife e vão até a cidade de Igarassu, na Região Metropolitana, os motoristas sofrem com a quantidade de buracos encontrados na rodovia.
  A reportagem da TV Globo percorreu todo o trajeto e ouviu a opinião dos motoristas e pedestres.
  Na BR-101 Norte, os buracos não deixam ninguém passar e alguns motoristas acabam ficando pelo caminho, com o prejuízo de um carro quebrado pelos buracos. 
  Até mesmo a pista local está cheia de buracos e o acostamento, em péssimas condições. O viaduto da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) passou, recentemente, por uma operação tapa-buracos, mas o reparo já está soltando. 
  Apesar de toda a experiência, o taxista Ednaldo Gomes ainda se surpreende. "Eu tenho 21 anos como taxista e nunca vi um descaso tão grande com o Recife e o cidadão pernambucano.
  A gente investe em manutenção de carro e vai tudo por água abaixo porque a buraqueira é grande", declara o trabalhador.
 Vários motoristas reclamaram da situação. "Acho que o dinheiro que a gente paga nos impostos era para consertar as pistas... Mas acho que isso não existe, não é?", se questiona o soldador Walber Bezerra. 
  Ele foi um dos que ficou com o carro quebrado. "É o engarrafamento, andando devagar, tentando me livrar dos buracos. Não sei o que houve aí, parou", relata.
  Só quem tem um pouco mais para comemorar são os donos de oficinas, que acabam lucrando com a necessidade de atender aos motoristas que se prejudicam com as más condições das estradas.
  O movimento das borracharias na BR aumentou e o mecânico Josildo José conta que já viu de tudo. "Queima lâmpada, estoura suspensão, borracha, tudo quebrado. Aí não tem condições do carro funcionar, não. Para nós é bom, porque quebra e a gente faz o serviço", diz.
  No bairro da Guabiraba, ainda no Recife, uma parte da pista cedeu. A placa está afundando e, de acordo com os moradores, muitos motoqueiros já caíram. 
  Em Paulista, a pista também está em péssimo estado. Os motoristas acabam circulando pelo acostamento. Na entrada do município de Abreu e Lima, o asfalto está todo irregular. 
  Quem segue pela BR-101 Norte só encontra o asfalto em boas condições na altura de Igarassu. Mesmo assim, apenas em algumas partes reformadas os remendos não foram bem feitos.
  De acordo com o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit), está em vigor um contrato de manutenção e conservação da BR-101 do município de Paulista até Igarassu, que prevê serviços de tapa-buracos, capinação e limpeza de galerias.
  O departamento não explicou, no entanto, como é feita a manutenção no trecho que passa pelo Recife. Já o Departamento de Estradas de Rodagem (DER) disse que vai fazer um serviço emergencial no trecho da rodovia entre Paulista e Jaboatão dos Guararapes. A previsão é de que o serviço comece nesta sexta-feira (12), sem data para acabar.
Do: G1/PE.

Nenhum comentário:

Postar um comentário