sexta-feira, 5 de julho de 2013

Convento Franciscano de Igarassu.


  Com início em 1588, o convento franciscano de Igarassu foi o terceiro a ser construído no Brasil e o primeiro com o título e invocação do glorioso português Santo Antônio. 

  Sabe-se através de frei Manoel da Ilha, primeiro cronista a tratar do convento de Igarassu, que em 1588 o padre frei Melchior de Santa Catarina, primeiro Custódio do Brasil (1585/94), foi procurado por alguns vereadores representantes da Câmara, juntamente com algumas pessoas influentes da vila de Igarassu, os quais rogaram ao dito padre que visitasse a vila e lá escolhesse o terreno que melhor conviesse para a fundação de um convento. 

  O irmão frei Antônio de Campo Maior – fundador da casa, dispõe sobre a fábrica e obra do convento, criando, também, os aldeamentos de Itapissuma e Pontas de Pedra, iniciando o processo de catequese do gentio da região. 

  Entre 1639/54, durante a ocupação holandesa, o convento ficou abandonado e, informa Pereira da Costa, que o mesmo foi utilizado pelos ministros protestantes. A partir de 1660, quando é transformado em casa de noviciado, o convento começa a passar por reformas que lhes darão a feição atual.

   Em 1749, a pintura do forro é concluída por José Rabelo de Vasconcelos – O Rabelo. Na década de trinta as irmãs do Bom Pastor ocuparam o convento que, depois de um surto de febre tifo, foi abandonado.

   Em 1941, as irmãs da Congregação do Sagrado Coração de Jesus, assumem a administração da casa, mantendo-a até hoje.

Do: Fernando Melo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário