Prato de Biba abusa do mel de engenho e da cachaça para saboriar o camurim, que chega à mesa com farofa crocante. |
Começaram nesta quinta-feira (14), as atividades do projeto Na Estrada - Sabores de Pernambuco, promovido pelo Senac-PE, Sebrae-PE e a revista Prazeres da Mesa, que pretende difundir as potencialidades do turismo da Mata Norte pernambucana, através da gastronomia, tendo em vista os investimentos que vêm sendo realizados na região no segmento industrial. Diga-se a instalação da Fiat, com inauguração prevista para 2014.
A iniciativa, que segue até o dia 20/04, conta além do Festival Gastronômico da Mata Norte, com a Feira de Gastronomia Regional, nos dias 15 e 16/03, que abrigará produtores rurais em torno da mostra de ingredientes típicos como a mandioca e o queijo coalho. Bem como outros elementos, que integram preparos do naipe de um baião de dois mergulhado no litoral pernambucano, feito por César Santos, chef e consultor do projeto.
“Nossa intenção é desbravar a região, fazer um mapeamento dos insumos desses locais (Itapissuma, Goiana, Igarassu, Abreu e Lima e Paulista), capacitar profissionais da área, mostrando as possibilidades desses ingredientes, tão utilizados na culinária pernambucana como um todo”, comenta César.
Além dele, Biba Fernandes (Chiwake), Leandro Ricardo e Eudes Assis — um dos mais renomados chefs em termos de preparações com frutos do mar —, integram o time de gourmets convidados, que dividem espaço com a equipe de capacitadores do Senac-PE.
Durante a Feira, serão apresentadas além das possibilidades dos elementos da região, técnicas da cozinha contemporânea, conceitos acerca do design e finalização de pratos e conhecimentos sobre serviços de vinhos, cafés, garçom e gestão de negócios.
A entrada para participar dos eventos é franca.
Ampliado
O Projeto Na Estrada – Sabores de Pernambuco já passou pelo Agreste (Caruaru, Gravatá e Bezerros) e Sertão (Triunfo, Salgueiro e Serra Talhada). A previsão é de que até julho deste ano, aconteça também no Litoral Sul (Tamandaré), Agreste Meridional (Garanhuns) e Sertão do São Francisco (Petrolina).
Confira a lista dos restaurantes da Mata Norte que integram o projeto:
Abreu e Lima: Dona Zizi, Restaurante Catarinense, Pan Lanches, Restaurante e Pizzaria Mezzo a Mezzo.
Goiana: Buraco da Gia, Ki Sabor, Restaurante do Zito.
Igarassu: Caminho da Ilha, Camp Fertile Padaria Gourmet, Natrielli, Restaurante Sertão.
Itapissuma: Caldinho e Caldeirada da Lidiane.
Paulista: Alcaparra Restaurante, Hotel Amoaras, Lá em Casa, Mezzo a Mezzo Self Service e Restaurante Bella Apetite.
Do: Pernambuco.com.
Nenhum comentário:
Postar um comentário