A realização de queimadas tem sido uma pratica cada vez mais freqüente em Itamaracá, representando um grande risco para a população e principalmente para o meio ambiente.
A maioria destes incêndios, ocorre em meio a vegetação do município e isso vem ocasionando a deterioração critica da vegetação da Ilha, sobretudo ás margens da PE-35 e representa um dano considerável a mata atlântica presente nas redondezas.
Os focos de incêndio estão presentes também em muitos outros locais de Itamaracá. O erro está na população, que recorre á um meio tão primitivo para 'limpar' seus terrenos ou eliminar o seu lixo, ou mesmo, para provocar os incêndios de forma criminosa, mas principalmente, o erro está na Prefeitura Municipal e na Secretaria Municipal de Meio Ambiente, que não realiza quaisquer campanhas ou iniciativas de conscientização e esclarecimento para a sociedade sobre os riscos e impactos que esta prática causa ao Meio Ambiente.
A omissão da atual gestão e principalmente da Secretaria de Meio Ambiente é alarmante e tem causado a indignação de toda a população, que encontra-se desprovida do mínimo conhecimento do tema. Hoje, mais do que nunca, a equipe do Meio Ambiente tem a obrigação de realizar campanhas de conscientização em todos os seguimentos da sociedade, sobretudo nas escolas municipais e estaduais, na base das crianças e jovens, e também junto a toda a sociedade e aos veranistas, a fim de preservar o nosso verde.
Será que a Prefeitura não se importa com o Meio Ambiente de Itamaracá? Será que esta gestão, que tanto criticou e critica a gestão passada e que tanto prometeu durante a campanha, fazer A ILHA QUE O POVO QUER, só esta preocupada com festas e populachos? Estamos no aguardo.(R. A.)
Nenhum comentário:
Postar um comentário