O Hospital e Maternidade de Abreu e Lima passou a realizar teste da orelhinha nos recém nascidos na unidade antes de receber alta. Antes, o exame era feito em uma das clínicas de especialidade médicas do município.
O teste da orelhinha é feito para detectar precocemente as deficiências auditivas e é indicado para ser realizado ainda no berçário da maternidade de forma rápida, simples e gratuita. De acordo com a secretária municipal de Saúde, Ana Carla Mendonça, quem nascer na unidade a partir desta quinta-feira (10) já vai para casa com o exame realizado.
Uma Lei sancionada pelo então presidente Luiz Inácio Lula da Silva obriga as unidades de saúde em todo o Brasil a fazer o exame. A lei contribui para que todos tenham acesso ao teste, que serve para identificar 90% das perdas auditivas, das mais leves até as mais profundas. De cada mil crianças que nascem no Brasil todos os anos, pelo menos duas apresentam algum tipo de problema na audição.
PSF recuperado
O PSF de Caetés 1, de Abreu e Lima, depois de passar obras de melhorias foi entregue novamente a população. O PSF, além do atendimento básico e odontológico, possui especialidades médica e em breve terá atendimento de fisioterapia. Abreu e Lima tem 25 PSF, mas já aprovou projeto de expansão para 33.
Do: Pernambuco.com.
Nenhum comentário:
Postar um comentário