R$ 1 milhão foi investido na aquisição de um ônibus e de três caminhonetes que facilitarão e aproximarão as ações do Projeto Resgatando Cidadania a diversas comunidades em todo o Estado.
Com o objetivo de aproximar ainda mais as ações integradas de cidadania, desenvolvidas pela Gerência de Prevenção e Articulação Comunitária – GPAC, da população pernambucana e tornar o atendimento ainda mais acessível, o Governo do Estado, através da Secretaria de Defesa Social - SDS realizou mais um investimento. Desta vez a aquisição de um ônibus totalmente equipado e adaptado para facilitar o acesso aos diferentes tipos de serviços oferecidos pelo Projeto Resgatando Cidadania.
O ônibus possui 10 cabines de atendimento, equipadas com um notebook de 14 polegadas, cada, onde os servidores realizarão o atendimento ao público, na emissão de documentos, pelo Instituto de Identificação Tavares Buril - IITB, e nos demais serviços, disponibilizados pelos parceiros do projeto. Além das cabines, o ônibus possui um estúdio fotográfico, para as pessoas que precisarão de foto para a emissão dos documentos; sistema de videomonitoramento interno e externo, impressora, sistema de climatização e um painel eletrônico, com dispensador de senhas, que facilitará a ordem dos atendimentos a serem realizados.
Enquanto espera a vez de ser atendido, o cidadão poderá se acomodar em uma das 20 cadeiras que serão colocadas do lado de fora da unidade móvel e acompanhar sua vez através de um monitor de LED, que exibe o número de sua senha. Além da mobilidade, o projeto pensou na acessibilidade. O ônibus foi totalmente adaptado para a inclusão das pessoas portadoras de deficiência física, com elevador exclusivo para cadeirantes.
De acordo com o secretário de Defesa Social, Wilson Damázio, a aquisição é mais um investimento do Governo do Estado na qualidade da segurança pública. “É a SDS cada vez mais se aproximando da comunidade. Com este equipamento vamos poder prestar um serviço de maior qualidade e estar presente com maior frequência em razão da mobilidade, possibilitando um atendimento durante toda a semana, não somente aos finais de semana, como vinha sendo feito”, justificou.
O secretário executivo de Gestão Integrada da SDS, Alciomar Goersh, adiantou o valor investido no projeto. “Ao todo R$ 1 milhão foi empregado na aquisição do ônibus, que é, como pode-se observar, totalmente equipado, inclusive com gerador de energia, e em três caminhonetes S-10, novas, para serem usadas nas ações do Núcleo de Prevenção, no agreste, sertão e na capital. O ônibus é mais um investimento para a garantia da cidadania e da segurança do nosso estado”, informou.
Para o gerente de prevenção e articulação comunitária da SDS, João Evangelista, o investimento foi visando atender o maior número de pessoas dentro do território pernambucano. “Esse ônibus é um ganho muito grande em cidadania para todo o Pernambuco, pois irá atender não somente a capital, mas também o agreste, o sertão e lugares de difícil acesso”, comentou.
Evangelista explicou ainda que a unidade atuará integrada com outras secretarias do estado no atendimento que já vem sendo feito à população. “Não é apenas a SDS que vai disponibilizar seus serviços, como a expedição de carteiras de identidade, pelo IITB, mas também as demais secretarias e parceiros do Resgatando Cidadania, atuarão no ônibus, como por exemplo, a Defensoria Pública de Pernambuco e a Secretaria de Desenvolvimento Social, através do Balcão de Direito, dentre outros.
Jandir Carneiro, gestor do IITB fez suas considerações sobre a nova aquisição. “Considero um grande avanço no atendimento às comunidades do nosso estado, sobretudo as do interior, que necessitam da presença do IITB no que tange ao direito que cada um tem de ter seu documento de identificação”, ressaltou.
Da: SDS PE.
Nenhum comentário:
Postar um comentário