domingo, 3 de junho de 2012

Pernambucano presencia tumulto e troca de tiros em shopping canadense.


0d2e1cf5f85b2b5f6a8f4e6b4be6a8f5.jpg
Na saída do shopping, curiosos e clientes esperavam informações
Foto: David Targino


O pernambucano David Targino, de 30 anos, está fazendo intercâmbio no Canadá. Ele nunca imaginou vivenciar momentos de medo e insegurança no país, que tem uma das menores taxas de homicídio do mundo. Nesse sábado (2), quando estava no Toronto Eaton Centre com um amigo, por volta das 19h20 (horário de Brasília) foi surpreendido com um tumulto. No local, um jovem canadense de 25 anos morreu e várias pessoas ficaram feridas. Um homem abriu fogo em uma ampla zona de restaurantes do centro comercial. 

David Targino, formado em gestão de negócios, conta como tudo aconteceu. 

"Estávamos conversando quando percebemos um tumulto de pessoas olhando para o andar de baixo. A princípio, não parecia uma confusão ou algo que envolvesse perigo. Eu e meu amigo continuamos conversando por mais ou menos uns vinte minutos e as pessoas continuavam lá observando algo. Percebi que era algo sério quando comecei a ouvir gritos e um senhor que ia descer a escada rolante quase caiu ao tentar subir a escada de volta porque percebeu o tumulto lá embaixo. Foi depois disso que o sistema de som do shopping anunciou que todos os clientes deveriam evacuar o shopping imediatamente. Ao tentar sair, muita gente começou a demonstrar nervosismo e algumas pessoas choravam. Ainda cheguei a ver uma das vítimas no andar de baixo. Tinham muitos paramédicos e bombeiros ajudando no socorro e muitos policiais evacuando a área.
Depois disso, saímos do shopping e muitos curiosos estavam na rua já com muita gente da imprensa, muitos carros da polícia canadense e bombeiros. Ainda chegamos a ver a imprensa entrevistando um dos funcionários do Eaton. Ele estava sendo muito pressionado e dando várias entrevistas, mas acredito que não devia estar autorizado a fazer isso, porque cerca de trinta minutos depois a polícia interrompeu e ficou conversando com ele na frente do Eaton por aproximadamente dez ou quinze minutos. O clima foi bem tenso durante o ocorrido porque você não sabe bem o que está acontecendo, mas passado o susto me senti como num filme."
Toronto é a maior cidade do Canadá. No local, a taxa de homicídios varia entre 2 e 3 para cada cem mil habitantes.
COMO TUDO ACONTECEU Depois dos disparos, uma pessoa morreu e sete ficaram feridas. Segundo o chefe de polícia Bill Blair, os tiros no Eaton Centre tinham como alvo uma pessoa, mas vários inocentes foram atingidos.

Victor Kwong, outro oficial de polícia, informou que duas pessoas foram feridas gravemente, incluindo um menino de 13 anos e que um jovem de 25 anos atingido por um dos disparos morreu no local. Duas outras pessoas foram pisoteadas e empurradas, sendo uma delas uma mulher grávida que entrou em trabalho de parto, segundo Kwong.

"Muitas pessoas inocentes foram feridas e colocadas em risco", disse Blair. "Seremos implacáveis na busca pelo criminoso", acrescentou. Os investigadores já têm a descrição do suspeito. Kwong afirmou que a polícia está analisando as gravações das câmeras de segurança e disse que a busca dentro do shopping já foi concluída.

Testemunhas disseram que vários tiros foram disparados e que centenas de pessoas entraram em pânico e correram para as portas de saída. O shopping, que é popular entre os turistas, foi esvaziado.
Do: NE 10.

Nenhum comentário:

Postar um comentário