Nova carteira de identidade deve diminuir golpes no comércio.
Moradores de Itamaracá serão os primeiros a receberem o documento.
Identidade nova terá foto a laser, dificultando ação de bandidos.
Especialistas apontam: quanto mais vendas, maior é a possibilidade de ter um golpista entre os clientes. Com o número cada vez maior de pessoas praticando golpes, a nova carteira de identidade, que deve ser implantada num prazo de nove anos no Brasil, promete diminuir o índice de crimes como esses. Em Pernambuco, a primeira cidade a receber as novas carteiras será a Ilha de Itamaracá, no Grande Recife.Segundo Eduardo Catão, presidente da Câmara dos Dirigentes Lojistas (CDL) do Recife, o golpe mais comum está relacionado a documentos falsos. “Tem pessoas especializadas em dar golpe. Ficam planejando o golpe no comércio, nas empresas de forma geral. Então, nós temos que estar sempre atentos”, alertou.
Dentre os documentos, o mais falsificado é a carteira de identidade. “Segundo especialista em fraudes, 80% dos casos que envolvem essas fraudes no comércio são praticadas por pessoas que detêm nenhum conhecimento tecnológico alto e não possui habilidade muito grande nisso. Os crimes acontecem por conta da rapidez que esses documentos são analisados quando recepcionados por balconistas e operadores de caixa”, contou o delegado Rômulo Aires, da Delegacia de Repressão ao Estelionato.
Jandir Carneiro Leão diz que falsificação
será mais difícil. (Foto: Reprodução/TV Globo)
será mais difícil. (Foto: Reprodução/TV Globo)
Cuidados
Existem alguns cuidados apontados que podem ajudar o comerciante a prevenir esse tipo de golpe. Confira, abaixo:
- Pedir outro documento, além da carteira de identidade.
- Solicitar o número de telefone residencial e checar a infomação no mesmo instante.
- Consultar ferramentas de prevenção a fraudes, como o site da CDL, que tem um cadastro de pessoas que tiveram os documentos roubados.
- Consultar o Serasa, caso o pagamento seja feito em cheque.
- Prestar muita atenção nos documentos fornecidos.
Fonte: G1/PE.
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