Só este ano, o ambientalista já retirou da costa nordestina 567 tartarugas mortas
Foto: Adriano Artoni/cortesia
Uma tartaruga adulta com mais de 90kg foi encontrada morta, por volta das 17h desta segunda-feira (3), na praia de Pau Amarelo, em Paulista, Grande Recife.
Segundo o ambientalista voluntário Adriano Artoni, que resgatou o animal do mar, a tartaruga já estava em avançado estado de decomposição e propavelmente morreu sufocada após engolir uma garrafa PET de dois litros.
"A tartatura deve ter morrido há quatro ou cinco dias. Quando retirei o animal da água, percebi o volume por volta do seu pescoço. Foi aí que resolvi procurar o objeto e encontrei a garrafa.
Ela deve ter sofrido bastante", conta o ambientalista, que só este ano retirou 567 tartarugas mortas da costa nordestina, sendo a maioria em Pernambuco. "Também encontrei animais mortos no Rio Grande do Norte e Paraíba", conta.
A tartaruga propavelmente morreu sufocada após engolir uma garrafa PET de dois litros
A tartatura encontrada nesta segunda é da espécie conhecida como Cabeçuda. Ela aparentava ter cerca de 50 anos e seu casco media 1,20m. O animal também estava sem uma das patas traseiras.
"A tartaruga pode ter sido atacada por um tubarão ou até mesmo por pescadores, mas acredito que isso não teve relação com a sua morte".
Como a causa da morte foi identificada pelo ambientalista e o animal já estava em avançado estado de decomposição, a tartatuga não precisou ser levada para a Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) para ser analisada e foi enterrada na areia da praia.
Do: NE 10.
Nenhum comentário:
Postar um comentário