quarta-feira, 5 de dezembro de 2012

Em PE, cidade sem teatro recebe pela quarta vez festival dramatúrgico.

 Espetáculos ocorrem em escolas públicas, praças e biblioteca.


 Programação gratuita ainda tem oficinas e segue até domingo (8).


  Tem teatro de graça em Igarassu, na Região Metropolitana do Recife. Pela quarta vez, um festival leva cultura e diversão para a população da cidade que, curiosamente, não tem um teatro. Os espetáculos ocorrem em escolas públicas, praças e na Biblioteca Municipal, provando que qualquer lugar pode virar palco para arte.

  Na terça-feira (4) passada, um leitura dramática inspirada na literatura grega aconteceu entre as estantes da Biblioteca Pública de Igarassu. O ator Albemar Araújo deu vida a Eurípedes, escritor grego. "Nós resolvemos fazer um trabalho experimental em cima das obras práticas gregas. A leitura passa a ser quase uma encenação. Como gregos trabalhavam teatro e não havia a presença de mulheres, eu fiz a adaptação para um monólogo do texto de Eurípedes", diz o ator.

  A plateia era formada por alunos de escolas públicas. Muitos nunca tinham assistido a um monólogo, que é quando o ator está sozinho em cena. O estudante Ítalo Mateus compartilha a experiência. "Eu entendi que essa apresentação fala um pouco sobre o sofrimento de uma mulher com os deuses dela. Ela tenta provar pros deuses que ela pode ser uma mulher melhor", diz.

  Um dos destaques da programação foi a performance da atriz argentina Valéria Fidel. Junto com bonecos, ela apresentou na Escola Estadual Santos Cosme e Damião uma história que falou sobre o respeito à velhice e ao meio ambiente.

Geninha:

 
  No pátio da mesma escola, há uma pequena exposição com fotos de momentos marcantes da carreira da atriz Geninha da Rosa Borges, conhecida como a grande dama do teatro pernambucano.

  A reportagem do Bom Dia Pernambuco ainda acompanhou um trechinho de uma adaptação para o teatro de "O Rico Avarento", de Ariano Suassuna. O grupo que encena o espetáculo é de Vitória de Santo Antão, na Mata Sul. Foi o primeiro contato do estudante Lucas da Silva com o teatro. Ele disse que ficou impressionado com a história.

  O Festival de Teatro de Igarassu (Festig), realizado pelo Teatral Ariano Suassuna, segue até domingo (8). Todas as entradas são gratuitas. O evento também oferece oficinas de interpretação, cenografia e iluminação de graça. Outras informações pelos telefones 3543.1367/8765/ 6633.

Confira programação do Festig

 
Quarta-feira (5)


"Senhora de Engenho – Entre a Cruz e a Torá", da Cia. Popular de Teatro de Camaragibe (PE), às 19h, no Sobrado do Imperador

"Comédia 4 em 1", de Rubens Santos (PE), às 20h, na Escola Estadual Santos Cosme e Damião

Quinta-feira (6)

 
"Chapeuzinho de Neve Adormecida", da Marketing Eventos Culturais (PE), às 16h, na Escola Estadual Santos Cosme e Damião

"As Mais de 100 Mortes de Filoteia", da Vivaz Cia. de Artes (PE), às 20h, na Escola Estadual Santos Cosme e Damião

Sexta-feira (7)


"Os Três Porquinhos", de Pedro Portugal Produções, às 16h, na Escola Estadual Santos Cosme e Damião

"La Ronde", da Cia. Black Tie (RJ), às 19h, no Sobrado do Imperador

Sábado (8)


"Canções, Cançonetas e Caçarolas", Cia. 2 Em Cena de Teatro, Dança e Circo (PE), às 16h, na Escola Estadual Santos Cosme e Damião

"Romeu e Julieta – Igual ao Outro, Só que Diferente", do Grupo Teatro de Retalhos (PE), às 20h, na Escola Estadual Santos Cosme e Damião

Domingo (9)

 
"Família Urso", do Grupo Cênico Humantoche, às 16h, na Escola Estadual Santos Cosme e Damião

"Boi D’Loucos", da Cultural Boi D’Loucos de Teatro Popular (PE), às 20h, na Escola Estadual Santos Cosme e Damião

Confira programação de rua do Festig:

 
Sábado (8), às 10h, na Feira Livre de Igarassu - "Merclowndorias", do Grupo de Teatro Aberto da Paraíba (PB)

Domingo (9), às 18h, no Centro Comercial de Igarassu - "A Quase Morte de Zé Malandro", do Grupo de Teatro Drão e Movimento Cultural Fazendo Arte.


Do: G1/PE.

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário