sexta-feira, 9 de novembro de 2012

Desafio é acelerar andamento das obras, diz Secopa em Pernambuco.

  Relatório do TCU dá sinal verde às obras de mobilidade no estado.

 Mas questões técnicas ainda atrasam o trabalho em alguns canteiros.

Obras do Corredor Norte/Sul estão em andamento (Foto: Luna Markman/G1)
Obras do Corredor Norte/Sul em Olinda
(Foto: Luna Markman/G1).


  O andamento das obras de mobilidade urbana necessárias para a realização da Copa do Mundo no Brasil em 2014 tem preocupado o Tribunal de Contas da União (TCU). A demora na elaboração dos projetos e contratação dos serviços pelos estados que vão sediar o evento são os principais gargalos, segundo levantamento do órgão, divulgado na quinta-feira (8).

 No entanto, Pernambuco recebeu 'sinal verde' nos cinco empreendimentos que estão sendo acompanhados pelo TCU, ou seja, no momento, o estado está em dia com os trabalhos de infraestrutura.

  O levantamento do TCU traz informações referentes aos meses de julho e setembro deste ano. As obras fiscalizadas foram o Corredor Leste/Oeste (Caxangá), Corredor Norte/Sul, Ramal Cidade da Copa, Via Mangue e Terminal Cosme e Damião, todas localizadas na Região Metropolitana do Recife.

  O último dos cinco empreendimentos está previsto para ser concluído em fevereiro de 2014, quatro meses antes da Copa do Mundo. Sendo que três não ficarão prontos para a Copa das Confederações, que será realizada em junho de 2013. A Via Mangue e o Corredor Norte/Sul devem ser finalizados em setembro de 2013. Já o Corredor Leste/Oeste, em fevereiro de 2014.

  Essas obras, segundo Ricardo Leitão, que dirige a Secretaria Estadual da Copa (Secopa-PE), foram pensadas, desde o começo, para a Copa do Mundo. "Entramos na Copa das Confederações depois. Algumas ações de infraestrutura conseguimos antecipar para esse evento. Nosso desafio agora é acelerar o andamento das obras. Começamos depois de muitos estados e estamos correndo mais rápido que eles", falou.

Andamento das obras de mobilidade urbana em Pernambuco acompanhadas pelo TCU.
 
ObraInícioTérminoValorExecução
Corredor Caxangá (Leste/Oeste)Dezembro/2011Fevereiro/2014R$ 145,3 milhõesEm andamento
- 2,30% (jul)
- 7% (out)
Corredor Norte/SulDezembro/2012Setembro/2013R$ 151 milhõesEm andamento
- 10,88% (jul)
- 30% (out)
Ramal Cidade da CopaNovembro/ 2011Fevereiro/2013R$ 131 milhõesEm andamento
- 14,18% (jul)
- 50% (out)
Via MangueMaio/2011Setembro/2013R$ 433 milhõesEm andamento
- 27% (jul)
- 40% (out)
Terminal Cosme e DamiãoDezembro/2012Fevereiro/2013R$ 18,1 milhõesEm andamento
- 3,77% (jul)
- 15% (out)
Fonte: Triunal de Contas da União (julho de 2012) e Secopa-PE (outubro de 2012)

   

Corredores Leste/Oeste e Norte/Sul.

 O Corredor Leste/Oeste tem início na Praça do Derby, área central do Recife, e segue até o Terminal Integrado de Camaragibe, município homônimo, percorrendo 12,5 km. Terá 22 estações, que substituirão as paradas existentes na Avenida Caxangá. O projeto prevê a construção de dois terminais integrados, três elevados, um túnel e um viaduto.

  Os pontos críticos da execução desse corredor, segundo o TCU, são o andamento das desapropriações e as obras de dois terminais de integração, que ainda não foram iniciadas. No relatório do mês de julho do Tribunal, o trabalho estava previsto para terminar em maio de 2013. No entanto, no relatório de outubro da Secopa-PE, o prazo ampliou para fevereiro de 2014.

  De acordo com Ricardo Leitão, o cronograma foi alargado por conta de questões técnicas. "A dúvida está em relação a como o corredor passará pelo Terminal de Camaragibe. Estamos estudando como ele pode causar menos interferências, menos desapropriações e custos. Já começamos a construir as estações no eixo central da [Avenida] Caxangá e estamos vendo a localização de alguns viadutos que serão transversais à Caxangá", explicou.
  O Corredor Norte/Sul vai do Terminal Integrado de Igarassu até a Estação Central do Metrô, no Centro do Recife, totalizando percurso de 33,2 km. Terá 31 estações interligadas a quatro terminais integrados: Igarassu, Abreu e Lima, Pelópidas Silveira e PE-15. Além disso, serão construídos um viaduto e dois elevados.

  Os pontos críticos da execução desse corredor, segundo a TCU, são as obras do Ramal Centro e a reforma de três terminais de integração, que ainda não começaram. A previsão do levantamento do TCU era de que o trabalho terminasse em maio de 2013, mas o prazo foi aumentado em quatro meses pela Secopa-PE.

  O secretário também comentou sobre o atraso. "O governo [estadual] está rediscutido o polêmico projeto dos viadutos na [Avenida] Agamenon Magalhães. Recebemos sugestões de profissionais e estamos aguardando que o projeto amadureça, se ele vai continuar do mesmo jeito ou vai sofrer alterações, uma vez que a licitação ainda não foi aberta. Mas já começaram algumas obras desse corredor, como os viadutos do Bultrins e de Ouro Preto", falou.

  Ambos os corredores vão operar com sistema de Transporte Rápido de Ônibus (TRO), com embarque e desembarque de passageiros, realizados em plataformas elevadas, com pagamento antecipado de tarifas. Os veículos serão equipados com ar condicionado, câmeras de segurança, contagem eletrônica de passageiros e GPS.

Balanço de outras obras de infraestrutura em Pernambuco
Arena Pernambuco70,60%
Duplicação
BR-408
99%
Viadutos na BR-408 (acesso à Arena)76%
Terminal Integrado do TIP50%
Estação Cosme e Damião do metrô83%
Viaduto da Panordestina100%
Estrada da Batalha100%
TI Aeroporto100%
Passarela do Aeroporto7%
Viadutos dos Bultrins55%
Viaduto de
Ouro Preto
32%
Aquisição de seis novos trens1ª composição será entregue em Jan/2013.
Fonte: Secopa-PE, outubro/2012
Ramal Cidade da Copa

 O Ramal Cidade da Copa, com 6,3 km de extensão, vai da Avenida Belmiro Correia, próximo à Estação de Metrô Camaragibe, até a Cidade da Copa e a BR-408, que está sendo duplicada. A via terá uma pista exclusiva de ônibus e duas de carros, em cada sentido, passando pelo Terminal Integrado Cosme e Damião.

  O empreendimento está orçado em R$ 131 milhões. O sistema também será o TRO, com veículos semelhantes aos usados nos corredores Leste/Oeste e Norte/Sul.

  As obras, contratadas através de licitação com o consórcio Mendes Júnior–Servix, tiveram ordem de serviço parcial liberada em outubro de 2011, com instalação de canteiro e projeto executivo. Em novembro de 2011, a Secretaria das Cidades determinou o início das demais atividades
previstas no contrato.

  De acordo com o TCU, o ponto crítico é que o governo estadual ainda espera a entrega do projeto executivo do Ramal Externo. O relatório do TCU de julho apontava que obra terminaria em abril de 2013, mas a Secopa-PE informou que o prazo agora é fevereiro de 2014.

Via Mangue


  A Via Mangue terá faixas para veículos, calçadas para pedestres e ciclovia. No sentido Centro/Boa Viagem, no Recife, e a via terá 4,75 km. No sentido Boa Viagem/Centro, 4,37 km. A obra engloba ainda a construção de dois viadutos sobre a Rua Antônio Falcão, em Boa Viagem, oito pontes e duas alças de ligação, além do alargamento da Ponte Paulo Guerra e do Viaduto Capitão Temudo.

  Foi contratada a empresa Construtora Queiroz Galvão Ltda., que apresentou proposta no valor de R$ 319.842.589,38. A obra, iniciada em maio de 2011, está orçada em R$ 433 milhões. Segundo informações da Secopa-PE, o trabalho está sendo executado em cinco frentes de trabalho. O TCU não fez nenhuma crítica em relação ao andamento do serviço, que deve ser finalizado em setembro do próximo ano.


Obra da Via Mangue no bairro do Cabanga, em maio de 2012 (Foto: Carlos Oliveira/Prefeitura do Recife)
Obra da Via Mangue no bairro do Cabanga, em maio de
2012 (Foto: Carlos Oliveira/Prefeitura do Recife).
 
Terminal Cosme e Damião

 O terminal será instalado ao lado da estação do metrô, já em fase de construção. Serão feitas duas plataformas de embarque e desembarque, uma para o TRO e outra para ônibus convencional, além de dois quiosques, quatro lojas, uma lanchonete e um bicicletário. Todo o terminal será construído com pisos táteis, facilitando a acessibilidade.

  O investimento será de R$ 18,1 milhões. Quem venceu a licitação foi a JAG Empreendimentos Ltda.. Em 1º de novembro de 2011, a Secretaria das Cidades determinou o início das obras.

  De acordo com informações prestadas pela Secopa-PE, em julho de 2012, o percentual de execução era de 3,77%. O atraso foi decorrente da Licença de Instalação, que foi emitida apenas em junho deste ano. O relatório apontava que a obra terminaria em março de 2013, mas a Secopa-PE baixou o prazo para fevereiro de 2013.


Terminal Marítimo do Recife.

 A construção do Terminal Marítimo de Passageiros do Porto do Recife estava prevista para ser concluída em junho de 2013, mas o prazo caiu para fevereiro de 2013 segundo a Secopa-PE. Para o TCU, não há risco de a data estabelecida não ser cumprida.

  Em entrevista na manhã desta sexta-feira (9), à Globo Nordeste, a presidente do Porto do Recife, Marta Kümmer, reforçou que o serviço será encerrado no primeiro semestre do próximo ano. (Veja ao lado vídeo com a entrevista de Marta Kümmer no Bom Dia Pernambuco). De acordo com a Secopa-PE, em outubro deste ano, 52% do serviço já estava executado. O investimento é de R$ 28 milhões.

Aeroporto do Recife


 Para a Copa do Mundo, está previsto apenas a construção de uma nova torre de controle no Aeroporto Internacional do Recife/ Guararapes, cujo investimento é de R$ 19,8 milhões.

  A obra, segundo o TCU, ainda não começou. De acordo com a Secopa-PE, o projeto está em licitação. A previsão de conclusão é junho de 2014. A Infraero é a responsável pelo serviço, que custará R$ 18,4 milhões.

Do: G1/PE

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