segunda-feira, 27 de agosto de 2012

Turismo na Ilha de itamaracá, nos últimos 05 anos.

Sem duvida,  o maior recurso para gerar ingressos na Ilha de Itamaracá é o turismo. Aparte dos quilometros de formosas praias beiradas por altos coqueiros, e a luxuriante natureza, existe tambem atrativos sem par,  sitios historicos, folklore e tradição, e a mesma, pouco conhecido, historia da ilha e o seu lugar na historia do Brasil e ate nas Americas.

 Faz cinco anos lembro que todos os dias , ainda no inverno, chegaram muitos onibuses com excursões de estudantes e turistas à zona do Forte Orange e o Centro de Peixe-Boi, hoje quase nenhuma,   o forte esta fechado por mais dum ano, e o Centro de Peixe-Boi esta cobrando entrada.  Ate para a Trilha dos Holandeses cinco anos atras havia algo de sinalização .....   hoje nada , e a trilha esta quase fechada pela mata. Na Vila Velha a Igreja Nossa Senhora da Conceição, possivelmente a igreja mais antiga do Brasil, é somente aberto ao publico os dias sexta, sabado e domingo,  e não todos os dias como foi pelos vinte e sete anos anteriores, quando chegaram onibuses de varias empresas de turismo com turistas brasileiros e estrangeiros.  Sem falar dos Engenhos São João e Amparo, ambos tombados e de tremenda importancia historica, e onde nem há letreiros para indicar que existem !

A pergunta é...  onde estava o poder publico, a prefeitura do municipio ?  Porquê não lutava, negociava, ou qualquer coisa para corregir aqueles aberrações ?  A Coroa do Avião esta feito um lixeiro com o entulho deixado por SETUR/EMPETUR e seu "Mega-Projeto" Rota Nautica !   Porquê a prefeitura não tem promovido junto com o Ministerio Publico uma Ação Civil Publico para forçar as autoridades estaduais a limpar seu lixo ?  Tanto jactar-se de ter os interesses dos nativos em primeiro lugar !   Senhores politicos e aspirantes...  SEM ATRATIVOS NÃO HÁ TURISMO NEM TURISTAS !   Não é suficente a charla acerca de Mega-Projetos para quando os presidios saem da ilha, essas coisas precisam atenção agora, de imediato !  É mais,  o polo sul da ilha não é o lugar para projetos de resortes,  eles só podem destruir a beleza natural e o meio ambiente que é outro dos atrativos tão especiais que existe na ilha, tambem resortes não seriam beneficiosos para os nativos, nos resortes a politica é que os hospedes nem sai fora...   toda necessidade esta fornecido dentro do mesmo predio !   O lugar adecuado pro desinvolvimento de resortes, e onde mais precisa, é na parte norte da ilha,  Sossego, Golfinhos etc.,  e talvez com isso lograria a pavimentação da estrada de acesso !
                                    Um grande e real beneficio para os residentes naquela zona !



Do: Christopher Sellars

Nenhum comentário:

Postar um comentário