domingo, 1 de julho de 2012

A Trilha dos Holandeses é na realidade, uma estrada (PE-039) uma via pública.



 Como morador em Vila Velha, Ilha de Itamaracá, posso assegurar que o principal problema que atrasa o desenvolvimento turistico do povoado é uma questão de acesso e transporte publico.  

 A vila há mantido o seu charme e singularidade graças em grande parte ao seu isolomento, hoje, em face de grandes projetos imobiliários, e o nefasto Plano de “Preservação”, o desafio é como manter aquele charme e singularidade, e evitar a destruição da comunidade e seus costumes, tradições e jeito de vida.  

 O polo sul da ilha, Forte Orange, Projeto Peixe-Boi  recebe uma grande quantidade de turistas, a maioria dos quais chegam em ônibuses de excursão, e não disponham de transporte próprio para dar a volta de 15kms pela estrada ate Vila Velha.  Pesar do que O Forte Orange e Vila Velha  estão separados por apenas 2.5kms via a “Trilha dos Holandeses”  a Vila Velha está privado de receber esses turistas por vários motivos,  falta de informação, falta de sinalização da mesma via e por conselhos locais, bem intencionados, mas ruins, do perigo de assaltos na trilha.

 Aqui ofereço uma solução barato, simples e altamente sustentável  que beneficiará o publico em geral, os turistas e os moradores de Vila Velha.   Os turistas e o publico terão um fácil acesso à maravilhosa história, natureza e beleza de Vila Velha.  Os moradores da vila estariam beneficiados com um aumento nos ingressos de seus pequenos negócios, e também com uma solução aos seus problemas de transporte publico.   Nesse jeito a Vila Velha pode manter um grau de isolomento e assim preservar seu sossego e ar bucólico, e ao mesmo tempo evitar a chegada do barulho de carros com som etc..

A TRILHA DOS HOLANDESES É, EM REALIDADE, UMA  ESTRADA (PE-039), UMA VIA PUBLICA
Confere:-    http://www.der.pe.gov.br/Malha/Mapa/2010_Mapa_Rodovi%C3%A1rio.pdf

 A  estrada de vinculação entre Vila Velha e o Forte Orange (PE-039), tem  estado em uso continuo, por quase 400 anos, desde que os holandeses construíram a ponte sobre o Rio Paripé  para ligar a Vila Velha com o Forte Orange.    Antes da quebra da ponte em 1948 foi a única via para chegar ao forte.   Apos de 1948 o sector Vila Velha - Forte Orange caiu em desuso como via para veículos, e por falta de manutenção a mata fecho deixando-a apta só para pedestres, mas, esse desleixo por parte das autoridades não quita a sua qualidade de via publica, e como tal é inalienável, imprescriptivel e impenhoravel.

     A pavimentação da entrada à Vila Velha foi efetuado em 1986/7 pela FIDEM, e deveria tido a sua continuação ate o lado oeste do ponte sobre o Rio Paripé, mas, por uma objeção por FUNDARPE, foi terminado em cima na entrada do povoado,  provocando o terrível estado da ladeira por erosão pluvial que existe hoje.










 Referente à questão ambiental, e possíveis objeções, incluo um diagrama do zoneamento da APA - Santa Cruz 2008.   Como pode ver a rota da estrada passa por uma zona UAH-02 antropizado entre meio das zonas de manguezal e mata atlântica em recomposição,  então há pouca possibilidade de objeções por parte de IBAMA, CIPOMA etc.. para limpa a via.


APA (Área de Proteção Ambiental) – Santa Cruz   lei desde 2008


 Os benefícios em limpar e abrir a trilha são múltiplos;

 Resolve o problema de transporte dos moradores de Vila Velha, podendo eles cruzar o ponte e pegar o trem turístico ou kombi e acessar o sistema de transporte publico.

 Resolve o problema da chegada dos turistas a Vila Velha,  evitando a volta de 15kms pela estrada.  A grã maioria dos turistas chegam ao Forte Orange e Peixe Boi em ônibus.

 Criar a possibilidade para os moradores de organizar transporte turístico com carroças puxados por cavalo, jumento ou talvez boi, uma cosa muito  turístico e charmoso.

 Aumentar o fluxo de turistas na Vila e os ingressos dos moradores.

Aumentar a segurança na área e reduzir o malandragem que surge de vez em quando.

 O custo de abrir a trilha seria mínimo, são 2,5 km. e não precisa pavimentação, podia estar efetuado em pouco tempo com mão de obra de Vila Velha.

                                     

Em anexo;

              Mapa topográfico de 1940/1948, tal vez levantado pela prefeitura de Igarassú ante da emancipação de Itamaracá.
              Notas sobre bens públicos
              Zoneamento da APA - Santa Cruz.

4 comentários:

  1. Boa tarde Editor, Reafirmo estima pela brilhante iniciativa!
    Gostaria de saber um pouco mais?

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  2. Bom, gostei muito de suas proposta, me ajudou muito, por quê estou querendo abrir uma empresa de passeio turístico aqui na ilha. Para ajuda os comércios e diminuir a pobreza da qui da ilha. E isso e mais uma vez obrigado, tchau!.

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  3. Muito obrigada além eu ter curiosidade esse texto me ajudou muito com o trabalho que eu estou fazendo 😊😊

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  4. Muito obrigada além de eu ter curiosidade esse texto me ajudou no trabalho que eu estou fazendo

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