sábado, 9 de junho de 2012

O salto da vez de Keila Costa.


Pernambucana vai para a sua terceira olimpíada mais madura e segura. E quer surpreender.



Nas duas olimpíadas que participou, Atenas, em 2004, e Pequim, em 2008, Keila Costa esbarrou no controle emocional. Queimou saltos importantes e deixou a competição sabendo que poderia ter ido além. Algo que não vai acontecer em Londres. Aos 29 anos, a saltadora pernambucana está mais madura. Melhor: está segura. Personagem de hoje da série Pernambuco em Londres, Keila está focada no salto triplo, prova para a qual tem vaga assegurada. E feliz, sempre sorrindo. Ou quase sempre.

A fase corrobora para a triplista esbanjar confiança. Mudou de técnico no início desta temporada. E está sob o comando de Neilton Moura, irmão do seu ex-treinador Nélio Moura. Além disso, as boas marcas voltaram a aparecer. “Hoje estou bem mais madura. Tenho maior segurança e controle na prova”, disse a atleta, que não é de analisar as adversárias. Sua obsessão reside em melhorar suas marcas a cada salto. Nem quando a competição é Olimpíada, ela abre exceção. “Não analiso ninguém. Só analiso minhas condições e o que posso fazer para aquele determinado momento ou competição. Meu desejo é saltar sempre melhor do que já saltei”, adiantou Keila, que mora em São Paulo há quase seis anos.

Garantida no salto triplo, Keila Costa ainda não desistiu de buscar o índice no salto em distância. Tem até 1º de julho para fazê-lo. “Hoje tenho índice A no salto triplo e o B no salto em distância. Só vamos decidir lá (em Londres) se vou fazer as duas. Mas hoje posso dizer que tenho mais chances no salto triplo”, revelou a atleta, que tem suas raízes no esporte no município de Abreu e Lima.

Irritação
Keila mostrou chateação ao tocar em dois assuntos. Interrompeu o sorriso, mas falou sem alterar a voz. Prova de que o amadurecimento é geral. Um deles é sobre as comparações com a campeã olímpica no salto em distância, a paulista Maurren Maggi. Sempre que perguntada sobre a relação com Maurren, ela faz questão de dizer que as duas nunca foram melhores amigas. Que a amizade não ultrapassava os limites da pista de treino, quando ambas dividiam a atenção do mesmo treinador, Nélio Moura. E não gosta quando é questionada sobre viver à sombra da principal rival no salto em distância “Eu odeio sombra...Vivo sempre no meu sol. Isso eu amo. Sol.”

O outro assunto que a chateia é a cobrança desmedida, algo que ela já sentiu na pele. “Uma coisa que me decepciona é ver pessoas que entendem do esporte, ou falam que entendem, criticarem tanto os atletas que demonstram sempre que querem fazer o melhor. Mas bastou falhar uma vez. É como se nunca tivesse feito algo bom. Mas a crítica é sempre muito bem-vinda também. Tenho memória curta. Esqueço rápido delas.”

As melhores marcas de Keila Costa
6,88 m
salto em distância

14,57m
salto triplo

Índices exigidos para Londres

6,75m
salto em distância

14,20m*
salto triplo

* índice já alcançado

Melhores saltos de 2012
6,63 m
salto em distância

14,31m
salto triplo
Do: Super esportes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário