A Companhia Energética de Pernambuco (Celpe) alerta para o alto consumo de energia elétrica durante o verão e dá algumas dicas que podem evitar o valor elevado da conta no final do mês. De acordo com a Celpe, o mês de dezembro é o que representa um aumento no consumo de 18% em relação ao inverno. A variação é justificada principalmente pela utilização de aparelhos de refrigeração para amenizar o calor. Equipamentos como geladeiras e condicionadores de ar apresentam aumento de desempenho para compensar a alteração climática.
De acordo com a companhia, os maiores vilões do consumo são os excessos com ar condicionados, chuveiros elétricos, ferros de passar e fornos elétricos. Refrigeradores mal vedados e em precário estado de conservação também podem onerar a fatura de energia.
Para evitar um susto no final do mês, o consumidor deve seguir as seguintes recomendações: Não deixar os climatizadores e condicionadores de ar permanecer ligados por longos períodos; realizar a manutenção e limpeza constantes desses aparelhos, procurar utilizar o timer (temporizador) para evitar o funcionamento desnecessário do condicionador de ar ajuda na economia; após refrigerado o ambiente, o usuário pode recorrer a ventiladores para manter o clima agradável.
A Celpe também alerta para as geladeiras. Quando em mau estado, elas chegam a representar 30% do consumo de uma residência. Uma dica de cuidado e economia é que freezer e geladeiras devem ser instalados em locais ventilados, longe de qualquer fonte de calor e com espaço mínimo de 15 centímetros de paredes e armários. Outra orientação é observar periodicamente a borracha de vedação que, uma vez ressecada, é causa de um dos maiores desperdícios de energia.
Fonte: Pernambuco.com
Nenhum comentário:
Postar um comentário