sexta-feira, 16 de novembro de 2012

Peixe-Boi 'Fontinho' foi reintroduzido ao seu ambiente natural na última quarta-feira.



 O projeto Peixe-Boi em Alagoas realizou nesta quarta-feira (14) a soltura do 34º peixe-boi reintroduzido pelo Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio). O peixe-boi marinho ‘Fontinho’ está em readaptação no Rio Tatuamunha, em Porto de Pedras, e nesta manhã finalmente voltou a seu hábitat natural.
  ‘Fontinho’ foi resgatado em 2008 quando encalhou na praia das Fontes, no Ceará. O animal foi encaminhado ao Centro de Mamíferos Aquáticos (CMA) na Ilha de Itamaracá (PE). Mas desde o ano passado, ‘Fontinho’ está em readaptação no recinto do Projeto Peixe-boi em Porto de Pedras e agora se encontra apto para retornar a seu ambiente natural.
  A soltura foi realizada no recinto de readaptação de peixe-boi, no rio Tatuamunha, em frente à Pousada Borapirá, nesta manhã.
Lançamento da Pedra Fundamental
  Além da soltura de ‘Fontinho’, o evento vai comemorar a parceria firmada com a pousada Borapirá que cedeu um terreno de 1 hectare para o ICMBio construir sua Base Avançada Multifuncional da Área de Proteção Ambiental (APA) Costa dos Corais e do Centro de Pesquisa e Conservação de Mamíferos Aquáticos., em Porto de Pedras. Durante o evento, será lançada a pedra fundamental das edificações.
  Segundo o ICMBio, a base contará com três blocos: centro de visitantes, escritórios e alojamento. A estrutura possibilitará o desenvolvimento do ecoturismo de base comunitária; atividades de manejo, pesquisa e educação ambiental com peixe-boi marinho e manguezais; apoio a fiscalização da APA Costa dos Corais e a gestão ambiental integrada e compartilhada entre as unidades do ICMBio, outros órgãos ambientais, organizações não governamentais e parceiros do trade turístico.

Do: Primeira edição.
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário