quinta-feira, 2 de agosto de 2012

 Em PE, dois caminhões colidem na BR-101 Norte e deixam um ferido.

 Um dos veículos tombou, deixando lento o trânsito no local.
Motorista de um dos caminhões precisou ser socorrido para hospital.

 Dois caminhões bateram de frente na rodovia BR-101 Norte, na altura da entrada da praia de Ponta de Pedra, no Litoral Norte de Pernambuco, na manhã desta quinta-feira (2). Um dos caminhoneiros, de 44 anos, ficou preso às ferragens e precisou ser socorrido para o Hospital Miguel Arraes.

 Segundo informações da Polícia Rodoviária Federal (PRF), o trecho em que aconteceu o acidente está passando por obras e, por isso, tem um desvio. Um dos dois motoristas não percebeu que estava em uma faixa de mão dupla e acabou colidindo com o outro caminhão. A PRF não sabe ainda qual dos dois veículos estava errado.

 Um dos caminhões tombou na pista, provocando congestionamento. Por volta das 13h30, um guincho retirou o caminhão e, com isso, apenas uma pista ficou liberada para a circulação de veículos.
O motorista que foi socorrido no Hospital Miguel Arraes teve algumas escoriações e cortes, mas passa bem e deve ter alta ainda nesta quinta, segundo a assessoria do hospital.
Do: G1/pe.

Araçoiaba completa 17 anos com o pior IDH do Grande Recife.


 Emancipada de Igarassu desde 1997, cidade ainda não conseguiu promover desenvolvimento social ou econômico a níveis compatíveis com RMR.

Em 17 anos de emancipação, Araçoiaba deu berço a uma população sem grandes perspectivas de futuro. Foto: Júlio Jacobina/DP/D.A Press (Júlio Jacobina/DP/D.A Press)
Em 17 anos de emancipação, Araçoiaba deu berço a uma população sem grandes perspectivas de futuro. Foto: Júlio Jacobina/DP/D.A Press.
 Araçoiaba personalizaria bem uma jovem que se emancipou cedo demais e hoje vive problemas de identidade: aos 17 anos, completados neste sábado, lhe faltam emprego, dinheiro, qualidade de vida e um certo ar de respeito da sociedade. A palavra, do tupi-guarani, que significa “monte em formato de chapéu” ou “terra onde o sol se enconde”, nomeia o antigo distrito rural que ainda hoje ensaia avanços sociais e econômicos. Primeiro por amargar os piores indices de desenvolvimento humano da Região Metropolitana do Recife. Depois, por dispor de produto interno bruto de apenas R$ 54 milhões, número 460 vezes inferior ao da capital e 20 vezes menor que ao da vizinha e ex-mandatária, Igarassu.



 São 110 ruas, das quais apenas 80 têm nomes catalogados. As áreas, ditas urbanas, se dividem em quatro bairros. A cidade tem 68 pontos comerciais, quatro farmácias, três postos de gasolina, dos quais somente um funciona, e duas linhas de transporte público. Não há pousadas ou hotéis. A cidade também dispõe de 11 escolas, sendo dez municipais, de ensino infantil e fundamental, e uma estadual, que se encarrega do ensino médio. São seis postos de saúde da família, sendo um na zona rural, e uma Unidade Mista de Saúde, cujo atendimento de emergência tem previsão de oferta, pela primeira vez, apenas no mês de setembro.

 Na área cultural, há oito maracatus rurais, quatro quadrilhas juninas e um caboclinho. O município não tem indústrias. “Aqui não mudou muito. A principal é que está asfaltada. Fora isso, só a ação dos políticos em época de eleição. Eu mesmo não fui consultado sobre essa independência. Preferia ser de Igarassu”, conta o encanador Hercílio Augusto da Silva, que vive os mais recentes 20 anos, de seus 51, na região.

 Saneamento básico é outro martírio da população. Apesar de ter uma das maiores barragens do estado, a Botafogo, que abastece quatro cidades da zona norte da RMR, Araçoiaba recebe água de um segundo reservatório, bem menor, também localizado no município, cuja capacidade não consegue suprir a demanda. “Água aqui é de poço e a gente faz fossa, vai se virando como pode”, afirma Maria do Carmo da Silva.

 Nos 17 anos de existência, a cidade deu berço a uma população sem grandes perspectivas de futuro. Mais de um quarto da população é analfabeta e os estudantes, muitas vezes, ficam atrasados na programação escolar. Cleidson Cardoso vive no bairro de ‘Nova Araçoiaba’. A ironia é que ‘Pixoto’, como é conhecido, nunca testemunhou uma realidade diferente da que viu se estabelecer enquanto crescia, ano a ano, junto à cidade em que nasceu.

 Nunca viu a ‘antiga’ versão do município e também não consegue identificar o que mudou nos últimos anos. Tampouco o que espera ser diferente daqui para frente. Como tantos outros, responde às perguntas com um “não sei”. O que espera com um “qualquer coisa”. Só sabe do que gosta de fazer. “andar com os meus burros pelas ruas daqui. São três fêmeas e um macho”, conta, acanhado, dando voz a toda uma população que não se interessa por festas, comemorações ou mesmo o significado do nome da cidade do ‘chapéu que esconderia o sol’. O que querem mesmo saber é onde se escondeu o desenvolvimento.


Do: Pernambuco.com

Prefeitura de Igarassu, implanta sistema voltado ao empreendedorismo.





 O prefeito de Igarassu, Gesimario Baracho, assinou recentemente  o convênio de adesão ao Redesim, sistema que permite a integração dos cadastros para a redução de tempo no processo de formalização de empresas no município.



 Criado pelo Governo Federal, o Redesim agiliza os procedimentos de inscrição, fechamento, alteração e legalização de empresas. Em Pernambuco, ele está sendo implantado pela Junta Comercial.

 Além do chefe do executivo, estiveram presentes a assinatura do documento, o presidente da Junta Comercial de Pernambuco (Jucepe), Roberto Arraes, o secretário executivo, Roldão Paes Barreto, e os secretários municipais de Finanças e o executivo de Desenvolvimento Econômico,  Isminia Calado e Alex Pinheiro, respectivamente.

 Com a implantação do Redesim, as empresas não precisarão mais se deslocar até a Jucepe, em Recife,  para resolver questões burocráticas, como aberturas, alterações ou baixa de empresas. Todos estes serviços serão ofertados de forma simplificada pelo município em até três dias, tendo em vista que, o novo sistema interligará todos os órgãos envolvidos no processo de abertura de firmas. 

 De acordo com  Gesimario Baracho esta iniciativa será de fundamental importância para o desenvolvimento econômico de Igarassu. " Este convênio aumentará as possibilidades de investimento, pois os empreendedores serão atraídos pela facilidade de instalação da sua empresa na cidade. Implantamos uma forma diferente, responsável e legalizada", explicou o gestor.

 "Esse é um ganho em que não só a base cadastral será unificada, mas trará maior controle para o Estado e para o município, melhorando cada vez mais o ambiente de negócio", destacou Roberto Arraes.
Da: prefeitura.

Cursos para motoristas.

 Condutores de motos e veículos interessados em aprofundar seus conhecimentos podem se inscrever nos cursos gratuitos de Pilotagem Defensiva, Mecânica Básica para mulheres e Direção Defensiva.

Os cursos estão sendo oferecidos pelo Departamento Estadual de Trânsito (Detran-PE), e as inscrições só podem ser feitas pela internet no site WWW.escoladetransito.pe.gov.br. As aulas acontecem na Escola Pública de Trânsito (EPT), na Iputinga, Zona Oeste do Recife, entre os meses de agosto e novembro.
Do: Igarassu Notícias.

Iate Clube divulga calendário de Regatas.


Obs.: O BRASILEIRO RS:X E BIC TECHNO 293 que deveria ocorrer em outubro está cancelado. Estaremos divulgando logo mais, os eventos que ficaram no lugar.
Do: Iate Clube de Itamaracá.

Policiais realizam passeata e deliberam continuação da greve.

 Os policiais civis deram uma resposta ao Governo do Estado através do engajamento demonstrado na tarde desta quarta-feira (01/08). Com a participação de centenas de profissionais, a categoria deliberou, ainda na concentração do movimento, em frente ao Instituto de Criminalística (IC), pela realização da passeata, mesmo diante da decisão do desembargador Silvio Beltrão e da possibilidade de intervenção da PM, e seguiu pela Avenida Agamenon Magalhães em direção a sede do Palácio, temporariamente em funcionamento no Centro de Convenções.

 Ao final da passeata, o presidente do Sinpol, Cláudio Marinho, agradeceu o bom senso do comando da PM em permitir a realização do movimento pacífico e agradeceu a grande mobilização da categoria, colocando em votação a continuidade da greve. Por unanimidade ficou decidido que a greve continuará e que será estabelecido um rodízio dos plantões em atendimento. A partir de sexta-feira (03/08) passam a funcionar apenas os plantões de Paulista, Casa Amarela e Boa Viagem, e uma nova Assembleia da categoria acontece na segunda-feira (06/08), às 17h, em frente a sede do sindicato, na Rua Frei Cassimiro, em Santo Amaro.

 Quanto à ilegalidade da greve, o sindicato entrou com recurso no TJPE e aguarda o resultado. "O nosso movimento é legítimo. Queremos melhores condições de trabalho", relata Marinho citando as principais reivindicações do movimento. "Nossa luta é pela correção das distorções salariais entre um delegado em início de carreira e um policial com trinta anos de serviço, que chega a 65% de diferença; pela revisão da carga horária excessiva; pelo fim dos Programas de Jornada Extra (PJE's), que é uma remuneração ilusória, que não vai para a aposentadoria; e pelas melhorias estruturais das delegacias e aquisição de equipamentos de proteção. Vários policiais trabalham sem colete á prova de bala, em delegacias sem alojamento e nem mesmo vaso sanitário. É uma vergonha", declara Marinho.

Do: Sinpol - PE.